Continuar

Saúde iD integra dispositivos portáteis para realização de exames no atendimento por telemedicina

Aparelhos da empresa TytoCare serão utilizados em empresas parceiras e darão mais autonomia ao paciente e apoio ao médico para as consultas à distância

A Saúde iD, empresa do Grupo Fleury, dá mais um passo inovador e acaba de integrar dispositivos portáteis para a realização de exames clínicos à distância que serão introduzidos na rotina do atendimento via telemedicina. A inclusão da tecnologia visa facilitar a adoção de condutas mais seguras pelo médico, uma vez que ele conseguirá remotamente, de onde ele estiver, realizar os exames físicos usualmente feitos em consultório e, conseguindo assim, proporcionar melhor atendimento e direcionamento mais adequado ao indivíduo.

Desenvolvido pela startup israelense TytoCare, o kit de dispositivos portáteis é chamado de TytoPro e permite a realização de exames físicos, onde o médico consegue realizar ausculta cardíaca e pulmonar, avaliar garganta e ouvido, sons estomacais e gastrointestinais, verificar imagens da pele, medir temperatura corporal e frequência cardíaca, tudo à distância. O dispositivo auxilia o médico durante a consulta por telemedicina ao enviar, em tempo real, os sinais e as imagens captadas pelo aparelho com a ajuda de um aplicativo. Também, é possível gravar os exames e compartilhá-los posteriormente com outro médico especialista.

Os dados dos exames realizados são enviados por meio de uma rede segura e criptografada, e armazenados em nuvem, sendo que a Saúde iD terá acesso aos laudos e registros médicos somente mediante autorização dos pacientes. Todas essas funcionalidades serão oferecidas com uma administração responsável e segura dos dados, observando as regras e princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e princípios éticos de confidencialidade e sigilo.

A solução será ofertada pela Saúde iD de forma exclusiva para empresas parceiras, que passarão a contar com ambientes tecnológicos para o cuidado da saúde de seus colaboradores. Dessa forma, para as empresas que disponibilizam ou não ambulatórios assistenciais aos seus funcionários, a tecnologia auxiliará, principalmente, na promoção da atenção primária e na redução de visitas desnecessárias ao pronto atendimento – ainda mais em meio à pandemia do novo coronavírus. Dentro das companhias, profissionais de saúde da Saúde iD estarão prontos para auxiliar o colaborador no processo de realização dos exames por meio do dispositivo portátil e dar orientações ao paciente antes da consulta por telemedicina com o médico.

“A parceria com a startup TytoCare ampliará a assistência à distância e trará uma experiência tecnológica única para dentro das empresas, em uma oferta de ambulatório assistencial por telemedicina. Com a TytoCare, conseguimos auxiliar o médico durante a consulta, gerando dados importantes para o direcionamento correto do paciente. Com isso, expandimos acesso à coordenação de cuidado e atenção primária à saúde a empresas de todas as regiões do País, contribuindo para a sustentabilidade do sistema”, explica Dr. Eduardo Oliveira, CEO da Saúde iD.

Nesse primeiro momento, a solução será entregue para empresas e, em uma próxima fase, será disponibilizada pela Saúde iD diretamente aos consumidores, com o objetivo de engajar o maior número de indivíduos na coordenação do cuidado com a sua própria saúde.

Imprimir