Continuar

Sommos DNA lança teste genético cardiológico

Voltado para prevenção, painel analisa 32 genes e detecta 24 condições cardíacas como hipercolesterolemia familiar, arteriopatias, arritmias, cardiomiopatias, incluindo genes ligados à morte súbita.

A Sommos DNA (https://www.sommosdna.com.br/), plataforma de testes genéticos destinada a todos interessados em conhecer mais sobre sua saúde e os riscos de desenvolver doenças hereditárias, acaba de disponibilizar um teste genético que avalia 32 genes e detecta 24 condições cardíacas, como hipercolesterolemia familiar, arteriopatias, arritmias, cardiomiopatias, incluindo genes ligados à morte súbita.

De acordo com Arthur Hernandes, gerente sênior de Negócios da Sommos DNA, com esse mapeamento genético, as pessoas poderão se cuidar mais, optar por um estilo de vida mais saudável e prevenir doenças cardiovasculares. “São condições que têm proximidade com o componente genético e com conduta preventiva, o que possibilita evitar o surgimento dessas condições ou tratar precocemente”, afirma o executivo.

O novo teste é a avaliação genética cardiológica mais completa do mercado nacional, o serviço é 100% digital e inclui teleconsulta com especialistas para explicar os resultados obtidos. “Sem dúvida ter esse contato com geneticista para esclarecer o resultado do exame e receber o encaminhamento adequado é um diferencial da Sommos DNA,” explica Miguel Mitne Neto, biólogo, líder científico de genômica do Grupo Fleury e responsável técnico da Sommos DNA.

O novo produto chega para agregar o portfólio da Sommos DNA. Em dezembro de 2020, a plataforma lançou o mapeamento genético para analisar 30 genes associados aos cânceres hereditários de mama, melanoma, ovário, pâncreas, útero, gástrico, colorretal e próstata, que identificam mutações no DNA e sua relação com as probabilidades do desenvolvimento de doenças a longo prazo ou que podem ser herdadas.

Quem já fez o mapeamento genético oncológico em um primeiro momento poderá agregar as novas informações sobre doenças cardiológicas sem precisar de uma nova coleta. Agora, quem deseja fazer o mapeamento genético tanto para oncologia como cardiologia terá a opção de adquirir o kit Sommos Mais.

Quem pode fazer?

O mapeamento genético é voltado para pessoas saudáveis, que apresentam ou não predisposição a doenças hereditárias. Com isso, cada indivíduo terá maior conhecimento sobre seus riscos e poderá gerenciar sua saúde. Segundo Mitne, o teste traz a possibilidade de a pessoa descobrir os riscos genéticos para doenças cardíacas hereditárias e com isso aprender como prevenir ou reduzir o seu risco e de seus familiares. “O painel faz o estudo dos genes que são bem caracterizados pela literatura médica científica, trazendo segurança de um resultado mais completo”.

Como funciona?

A plataforma oferece uma experiência prática, rápida e 100% digital. Pelo site, a pessoa faz um cadastro, compra o teste de DNA e recebe em sua casa ou no local de preferência o kit de coleta contendo um pequeno tubo plástico e instruções de uso. A partir daí, é só obter, com a ajuda de um cotonete, um pouco de saliva extraída da parte interna da bochecha, colocar essa amostra dentro do tubo e, depois, devolver o kit pelos Correios.

“Os resultados e possíveis alterações apresentados no exame não são sentenças, mas sim informações favoráveis para a investigação do histórico familiar e identificação de casos de saúde que podem ser contornados com atitudes mais saudáveis”, informa Miguel Mitne.

Resultados

O resultado dos testes estará disponível pela internet em 30 dias corridos. O cliente receberá o laudo em uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento para o público leigo. “Além disso, o indivíduo que adquire o teste da Sommos DNA terá acesso a uma consulta, via telemedicina, para conversar com especialistas em genética e entender melhor as informações obtidas pelo exame”, explica Arthur Hernandes.

Hoje, o Brasil conta com um número limitado de especialistas em genética, e a Sommos DNA nasce integrando esta assessoria aos seus serviços. O Grupo Fleury conta profissionais renomados da área em sua equipe, atuando por meio de suas marcas presentes em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Sommos DNA e Saúde iD

A Sommos DNA também estará integrada à Saúde iD, empresa de tecnologia baseada na ciência de dados e inteligência artificial do Grupo Fleury. Desta forma, tanto a compra do teste da Sommos DNA como a consulta de aconselhamento genético via telemedicina poderão ser feitas pela plataforma. A realização do mapeamento genético, o preenchimento do questionário e o upload dos resultados dos testes, assim como o histórico de outros exames, são opções disponibilizadas dentro da plataforma Saúde iD para os clientes o que proporcionará novas possibilidades de cuidados relacionados à saúde. A integração de informações ocorre mediante autorização prévia dos usuários e segue a recomendação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo total sigilo e armazenamento de informações do paciente.

Mais informações sobre a Sommos DNA pelo site www.sommosdna.com.br​​

Imprimir