Novo Núcleo Técnico Operacional do Grupo Fleury em São Paulo dobra de tamanho, triplica capacidade produtiva e se torna o maior da América Latina para exames especializados

Novo Núcleo Técnico Operacional do Grupo Fleury em São Paulo dobra de tamanho, triplica capacidade produtiva e se torna o maior da América Latina para exames especializados

Além de atender a grande demanda de SP, o novo Núcleo Técnico Operacional terá como um dos grandes diferenciais a realização de exames especializados para todas as suas operações no País e para outros laboratórios do setor de diagnóstico. Área instalada passa de 4600 m2 para 8500 m2 e aumenta a capacidade produtiva em 3 vezes, chegando a até 500 mil testes processados por dia.

Com uma história quase secular, o Grupo Fleury inaugura seu Novo Núcleo Técnico Operacional (NTO) com foco em inovação, diferenciação e produtividade dando suporte para o crescimento projetado para os próximos 20 anos. Localizada na Av. Morumbi número 8860, Zona Sul de São Paulo, a companhia investiu R$ 100 milhões em seu novo NTO, o maior da América Latina no processamento de exames especializados.

A duplicação da área instalada do novo NTO de 4.600 m2 para 8.500 m2 permite triplicar a capacidade produtiva, chegando a até 500 mil testes processados por dia. Para se ter uma ideia, em 2022, foram aproximadamente 5,5 milhões de fichas abertas e 46,7 milhões de exames de análises clínicas processados no NTO do Jabaquara. As novas instalações passam a ter capacidade de produção de 120 milhões de testes por ano.

Um dos grandes diferenciais é a implantação de uma nova linha de automação em parque diagnóstico, a Roche Cobas Conection Modules (CCM). A solução de automação CCM simplifica os processos com alto grau de qualidade, pois permite a conexão com analisadores e sistemas pré-analíticos e pós-analíticos da família Cobas sem intervenção humana, aumentando a produtividade. Os módulos de entrada e saída desta linha automatizada foram os primeiros da marca de equipamentos para medicina laboratorial instalados na América Latina e o fluxo de circulação das amostras foi desenhado exclusivamente para o novo NTO do Grupo Fleury.

“Permanecemos por mais de 20 anos na antiga sede localizada no bairro do Jabaquara, mas devido ao crescimento da companhia nos últimos anos, sua capacidade de produção chegou ao limite. Procurávamos um local que pudesse atender às necessidades de um novo NTO e com potencial para a expansão que pretendemos alcançar nos próximos anos. A escolha do endereço da nova sede na Zona Sul de São Paulo teve como fatores determinantes a localização em região que garantisse a retenção de talentos – médicos e técnicos de alta especialização –, bem como a logística privilegiada, próxima de nossas unidades, hospitais e aeroporto. Adicionalmente, será um espaço para também avançarmos ainda mais no âmbito dos exames especializados”, ressalta Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury.

Novo NTO é destaque em exames especializados na América Latina

O projeto foi pensado para comportar o Laboratório Central (Bioquímica, Infectologia e Endocrinologia), Hematologia, Imuno Hematologia, Hemostasia, Bioquímica Especial, Urianálise, Pré-Técnico, Distribuição, Lab to Lab (terceirização de amostras), Microbiologia, Parasitologia, Preparo e Desenvolvimento de Meios e Reagentes, Anatomia Patológica, Citogenética, Citometria de Fluxo, Microscopia de Hematologia e Mielograma, Biologia Molecular e Genômica, Cromatografia e Espectrometria de Massas, Imunologia, Produção e Desenvolvimento de kits e Pesquisa & Desenvolvimento.

O local também pode processar exames esotéricos, que analisam substâncias e moléculas raras. A companhia presta serviços a grandes hospitais de referência e realiza testes desde os mais corriqueiros até os extremamente específicos, como biologia molecular, citogenética e citometria de fluxo.

A ocupação do novo endereço foi planejada para expansão de todas as diferentes sessões diagnósticas. Por exemplo, a tecnologia de espectrometria de massas é uma ferramenta já utilizada há mais de 20 anos no Grupo Fleury e que se tornou o padrão ouro para diversas aplicações clínicas, sendo que a proteômica emergiu como uma alternativa para análise em larga escala das proteínas.

Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento com alto impacto na área de saúde e no crescimento da empresa

A área de espectrometria de massas da empresa já é hoje o maior parque de equipamentos em um laboratório de medicina diagnóstica privada no País, com 30 espectrômetros de massa e cromatógrafos, e cresce cerca de 30% em volume de exames ao ano.

Além disso, o Grupo Fleury é pioneiro no uso de proteômica para diagnóstico no Brasil, sendo que já possui produtos desenvolvidos a partir da expertise acumulada por quase 10 anos na área de P&D da empresa, entre os quais o teste por proteômica para detecção da COVID-19. O primeiro exame utilizando a técnica, colocado em rotina desde 2018, foi o da dosagem de cromogranina A – um importante marcador de tumores neuroendócrinos. Outros exames de destaque que vieram na sequência e estão disponíveis são amiloidose (voltada ao diagnóstico de doenças de depósito) e tiroglobulina (indicado para a detecção de câncer de tiroide residual).

O Grupo Fleury tem o mais abrangente portfólio de doenças infecciosas do País, que inclui o diagnóstico molecular de mais de 85 agentes infecciosos distintos, além da pesquisa de genes de resistência de patógenos virais e bacterianos aos tratamentos disponíveis. Vale ressaltar que a Infectologia no novo NTO do Grupo Fleury compreende bacteriologia, micologia (fungos), virologia, biologia molecular e imunologia (sorologia), todas lideradas por médicos de referência em suas especialidades, técnicos e pesquisadores altamente qualificados.

O novo NTO do Grupo Fleury implantou um teste genético de nova geração para investigação de mutações de HIV e resistência a medicamentos. Ainda no primeiro semestre de 2023, será implantado um novo teste confirmatório para HIV que, em comparação ao método por western blot realizado atualmente, reduzirá o custo em 34%. Além disso, a inovação permitirá, em um futuro breve, a realização do exame de maneira descentralizada, o que implica redução do prazo de resultado de três para um dia nas regionais. Também, fortalecendo seus novos elos da plataforma de saúde, como a Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha, referência em Oftalmologia, o novo NTO está investindo na padronização dos métodos laboratoriais especificamente para o diagnóstico de infecções oculares.

Devido a essa infraestrutura robusta, também foi possível criar um Laboratório de Segurança Nível III capaz de realizar exames para diagnóstico de tuberculose e de agentes mais perigosos, por exemplo. Nessa área especializada, foram estabelecidos fluxos de ar independentes para que não haja qualquer tipo de infecção – ocorre a filtração, separa as partículas e depois faz a expulsão para fora do ambiente.

A área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa tem sido historicamente um dos pilares de crescimento da organização. Uma amostra disso é a implantação recorde de 603 novos produtos, serviços e metodologias em 2022, que representa 40% mais implantações do que em 2021 (403).

“A expansão do novo Núcleo Técnico Operacional potencializa ainda mais nossa capacidade de inovação, que já possui uma alta produção. Nossa base de conhecimento médico e técnico é uma das nossas grandes alavancas de crescimento”, afirma Jeane Tsutsui.

Aspectos ESG do novo NTO do Grupo Fleury

A prevalência da equidade social para grupos vulneráveis, opções de alimentação saudável, segurança dos ocupantes e o aumento da atividade física foram os fatores sociais considerados como os mais importantes para os colaboradores. “Nós, genuinamente, acreditamos na sustentabilidade como um fator crítico de sucesso. Sendo assim, esse projeto não poderia ser diferente dos demais. Todo o planejamento e execução contemplou os conceitos de eficiência ambiental e bem-estar dos colaboradores. Assim, o edifício foi projetado com foco na eficiência energética, hidráulica e sustentabilidade”, explica a presidente do Grupo Fleury.

Outro grande diferencial é a implantação do Lab Automation. Com isso, haverá diminuição de 17,8% de tubos coletados dos clientes, economia de mais de 2,6 milhões de tubos anualmente e redução de 26 toneladas de resíduos gerados ao ano, proporcionando uma economia de R$ 1,6 milhão em aquisição de tubos. O prédio também conta com iluminação LED, sensores de presença, biofilia, aquecimento solar, ETE (tratamento de esgoto), captação de água de chuva, reuso de água, gerenciamento de resíduos, infraestrutura para carros elétricos e licença da CETESB para tratamento de resíduos bioinfectantes e descarte como resíduo comum.

“O Grupo Fleury caminha de forma consistente com o compromisso firme de execução da sua estratégia, de se tornar o mais sustentável ecossistema de saúde do País, alinhando as melhores práticas ESG, e assim trazendo valor, perenidade ao modelo de negócios, e acima de tudo uma fonte de inspiração para a sociedade como um todo”, finaliza Dra. Jeane Tsutsui.

Imprimir