Grupo Fleury lança teste inédito no Brasil para diagnóstico de Alzheimer

A partir de amostra simples de sangue, o exame identifica doença de maneira precoce sem utilizar métodos invasivos ou radioativos.

O Grupo Fleury oferece no Brasil, de forma pioneira, o exame de sangue para ajudar médicos a diagnosticar ou descartar a doença de Alzheimer em seus pacientes. O exame PrecivityAD2™ detecta proteínas que indicam a presença ou ausência de placas amiloides cerebrais, uma característica patológica da doença de Alzheimer.

O teste é feito a partir de uma amostra de sangue que é analisada por espectrometria de massa (EM) de alta resolução e pela dosagem das proteínas que provocam alterações cerebrais relacionadas à doença de Alzheimer. Os resultados do teste são comparáveis às imagens PET-amiloide cerebral. No entanto, o teste PrecivityAD2™ é muito menos complicado do que o PET-amiloide cerebral e outros testes invasivos, como a análise do líquido cefalorraquidiano.

Igualmente importante é a capacidade do teste de excluir a possibilidade da doença, uma vez que muitas outras causas de comprometimento cognitivo, como depressão, apneia do sono, demência vascular e problemas metabólicos, podem mascarar-se como doença de Alzheimer, mas são tratáveis por meio de outros cuidados de saúde.

O exame é oferecido em parceria com a empresa de saúde de diagnóstico molecular norteamericana, C2N Diagnostics, e está disponível nos laboratórios da marca Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo. As demais marcas do Grupo, presente em todo o País, passarão a oferecer o exame de forma gradativa.

As amostras são preparadas no nosso Núcleo Técnico Operacional e encaminhadas para avaliação nos Estados Unidos. O exame pode ser realizado mediante pedido médico e o resultado é liberado em cerca de 20 dias.

Dados do Ministério da Saúde estimam que 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofrem da doença de Alzheimer, sendo que muitos dos afetados por esta condição ainda não receberam um diagnóstico formal. Estima-se que 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo foram diagnosticadas com Alzheimer.

Apesar de ainda não existir uma cura, os avanços médicos e o diagnóstico precoce, tornam possível a realização de intervenções clínicas que podem desacelerar a progressão da doença. Além disso, é altamente recomendável consultar fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais, além de manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e praticar exercícios regularmente.

“Acreditamos que este seja um importante passo para o avanço da medicina e para o ecossistema de saúde nacional. O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer impacta diretamente nas intervenções clínicas relacionadas à patologia, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente. Essa inovação traz um benefício imenso à sociedade, visto que não é procedimento radioativo ou invasivo como outros que existem para detecção, além de ser livre de exposição à radiação. Temos orgulho em firmar essa parceria e contribuir de forma ativa para a qualidade de vida e bem-estar dos brasileiros”, ressalta Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury.

Confira a matéria publicada hoje (19) pelo Estadão: ​​​​​​​https://www.estadao.com.br/saude/alzheimer-primeiro-exame-de-sangue-que-detecta-a-doenca-chega-ao-brasil-veja-como-funciona-e-valor.

 
 
 
Imprimir