Receita Operacional Líquida do Grupo Fleury cresce 10,6% em 2016

No acumulado do ano, a Receita Operacional Bruta atingiu R$ 2,3 bilhões, crescimento de 10,7%1 em relação ao ano anterior. O Lucro Líquido no período foi de R$ 228,7 milhões e a margem EBITDA atingiu 23%.

Os números financeiros do Grupo Fleury no acumulado de 2016 mostram a consolidação dos fundamentos de gestão nos últimos três anos, que permitiram recuperar patamares históricos de rentabilidade das operações de forma sustentável. Esse cenário foi a base de sustentação que permitiu o Grupo Fleury aumentar sua competitividade e implementar seu plano de expansão. Para os próximos cinco anos, entre 2017 e 2021, a companhia estima a abertura de até 90 unidades de atendimento.

No acumulado de 2016, a Receita Operacional Líquida do Grupo Fleury totalizou R$ 2,1 bilhões, representando uma alta de 10,6% em comparação com 2015 (R$ 1,9 bilhão). A Receita Operacional Bruta, por sua vez, totalizou R$ 2,3 bilhões, alta de 10,7% em comparação com 2015 (R$ 2,1 bilhões). Já o Lucro Líquido obtido no período foi de R$ 228,7 milhões, alta de 82% em relação ao ano anterior (R$ 125,7 milhões). A margem EBITDA de 2016 foi de 23% (R$ 483,1 milhões) frente aos 20,2% (R$ 382,0 milhões) do exercício anterior, que representa aumento de 26,5% de EBITDA. O Capex (adições aos ativos imobilizado e intangível) totalizou R$ 184,0 milhões em 2016.

A geração de Caixa Operacional registrou recorde histórico de R$ 513,9 milhões em 2016, aumento de 39,4% em comparação com o ano anterior (R$ 368,6 milhões). Esse indicador foi impulsionado pelo resultado operacional positivo e pelo bom desempenho do ciclo de recebimento, que reduziu o prazo médio de recebimento para 65 dias em 2016 (71 dias em 2015).

Outros dados que confirmam a consistência das entregas do Grupo Fleury são a qualidade de gestão aplicada ao negócio e alavancada também pelo engajamento interno, além da confiança de 70% da comunidade médica como o melhor e mais confiável centro de medicina diagnóstica combinada com a satisfação dos seus clientes. Prova disso é que a companhia atingiu 72,3% em 2016 no NPS (Net Promoter Score), dado que mede o nível de recomendação dos usuários para a sua rede de relacionamento e um indicador que representa o poder de fidelização e atração das marcas para potenciais novos clientes, sendo que a partir do terceiro trimestre do ano passado o reporte passou a considerar as marcas do Rio de Janeiro.

Resultados por marcas

A marca Fleury Medicina e Saúde apresentou crescimento em sua Receita Bruta de 9,6% no ano de 2016 - resultado impulsionado pelas iniciativas para aumentar a ocupação dos equipamentos de imagem, assim como a melhora constante dos níveis de serviço, com impacto em análises clínicas e imagem.

A receita bruta das marcas do Rio de Janeiro, Clínica Felippe Mattoso e Labs a+, cresceu 9,4% desconsiderando o efeito da venda das UA’s CADE RJ. Já as marcas regionais (excluindo Rio de Janeiro) representaram aumento de 15,2% na receita bruta em 2016. Mais um ano, destaque para as marcas a+ SP e a+ PR, que registraram aumento da receita bruta de 19,5% e 18,3%, respectivamente.

Paralelamente, as operações diagnósticas em hospitais tiveram alta de 10,5% no consolidado do ano, que representa receita bruta de R$ 339,5 milhões. No critério ‘Same Hospital Sales’ o crescimento foi de 11,3% quando comparado ao acumulado do ano anterior.

Resultados do quatro trimestre de 2016

O Grupo Fleury obteve Lucro Líquido de R$ 74,9 milhões no quarto trimestre de 2016, o que representou crescimento de 189,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior (R$ 25,9 milhões). A Receita Operacional Líquida atingiu R$ 523,2 milhões no 4T16, alta de 10,6% em relação a igual trimestre de 2015 (R$ 473,0 milhões). A Receita Bruta totalizou R$ 572,4 milhões no mesmo período, com uma expansão de 9,7% (R$ 521,8 milhões).

Um indicador de destaque foi o EBITDA de R$ 100,7 milhões no 4T16, que representa crescimento de 18,4% se comparado com igual período de 2015 (R$ 85,1 milhões), resultando em uma margem de 19,3% no último trimestre do ano. A geração de Caixa Operacional, por sua vez, atingiu o valor de R$ 124,9 milhões no quarto trimestre de 2016, aumento de 9,4% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (R$ 114,2 milhões).

1 Crescimento excluindo a venda das UAs CADE RJ: Efeito da venda das UA’s CADE RJ: efeito da alienação no 4T15 de cinco unidades de atendimento no Rio de Janeiro (fato relevante de 05/11/15) em cumprimento ao termo firmado com o CADE em 2014. Sem esse ajuste, a receita bruta cresceu 9,7% tanto no 4T16 quanto no consolidado de 2016 e a receita líquida cresceu 10,6% tanto no 4T16 como no ano de 2016.

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