Diagnoson a+ leva game de prevenção à Aids para escola municipal

No próximo dia 26 de setembro, estudantes da Escola Municipal Cidade de Jequié, que fica no bairro da Federação, em Salvador, terão uma aula diferente. No lugar das disciplinas rotineiras, entra em cena o Conecta Saúde, um game interativo e informativo que tem como mote “Jogue e previna-se”. O tema? A sexualidade, com destaque para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a Aids.

O Conecta Saúde é voltado para jovens de 13 a 19 anos e tem como foco a prevenção a partir da informação. O game é aplicado por um grupo de voluntários da Diagnoson a+, do Grupo Fleury. A ideia é que os jovens participantes tenham acesso a informações que possam contribuir para escolhas conscientes e aprendam a partir da troca de experiências fomentada pela dinâmica. “É importante, também, que eles possam agir como multiplicadores”, destaca Iza Lacerda Lopes, Analista de Sustentabilidade da Diagnoson a+.

A partir do game são abordados, na companhia dos professores, assuntos como valorização da diversidade, família, relacionamentos, DSTs e gravidez na adolescência. O Conecta Saúde já contemplou mais de 1200 jovens em todo o Brasil.

De acordo com Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo Fleury, o programa tem como objetivo atender a uma demanda ainda bastante atual. “Temos visto a necessidade de conscientizar os adolescentes sobre temas voltados para sua saúde, em especial sobre os riscos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. O jogo, por meio de uma abordagem lúdica, e de uma linguagem contemporânea e adaptada, permite que os jovens troquem experiências e tirem suas dúvidas sobre esses temas”, completa.

Entenda como funciona o jogo

O cenário utilizado no jogo de tabuleiro é um acampamento para onde o grupo de jovens viaja. Neste acampamento, cada equipe de jovens é formada por até três integrantes e se tornará responsável por um dos dez personagens que irão vivenciar situações de risco, em que serão expostos a formas de contágio de HIV e de gravidez na adolescência. Na primeira parte do jogo há a troca de conhecimento sobre as formas de transmissão da Aids. Já num segundo momento será consolidado o aprendizado de como a Aids, assim como outras doenças transmitidas pela prática do sexo sem segurança, ou a gravidez não planejada podem afetar o futuro dos personagens. No fim da brincadeira, eles fazem a viagem de volta do acampamento e refletem sobre o que aconteceu durante o jogo. Neste momento é criado um espaço aberto para que os jovens esclareçam suas dúvidas e troquem experiências.

Imprimir