Continuar

Grupo Fleury lança Viva o Equilíbrio, teste da Sommos DNA dedicado à metabolização, nutrição e esportes

Novo teste trabalha com uma nova vertente de análises genéticas para dar respostas às dúvidas relacionadas ao metabolismo de medicamentos, dependência de nicotina, aptidão aos exercícios físicos, predisposição ao sobrepeso, absorção de vitaminas.

A plataforma de testes genéticos do Grupo Fleury, a Sommos DNA, ganhou mais um produto para atender pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre sua saúde. Dessa vez, a novidade é a oferta do teste Viva o Equilíbrio, painel que analisará partes dos genes que controlam algumas características do nosso corpo, bem como a nossa resposta a determinados agentes externos, e podem responder às dúvidas de nutrigenética, genética esportiva, farmacogenética e cuidados com a pele.

Como já ocorre nos demais testes genéticos Sommos, o novo exame é feito via plataforma, o que torna a experiência prática, rápida e 100% digital. Pelo site (https://www.sommosdna.com.br/), a pessoa faz o cadastro, compra o exame de DNA e recebe em sua casa ou no local de preferência o kit de coleta contendo um pequeno tubo plástico e instruções de uso. A partir daí, é só obter, com a ajuda de um cotonete, um pouco de saliva extraída da parte interna da bochecha, colocar essa amostra dentro do tubo e, depois, devolver o kit pelos Correios.

Segundo o gerente sênior de Genômica do Grupo Fleury e, o novo teste vem completar o painel, apontando outra vertente a ser explorada pelos exames genéticos. “Enquanto as outras linhas da Sommos DNA tinham como foco uma análise mais clínica, para falar sobre predisposição para câncer ou doenças cardíacas, esse novo exame segue uma linha diferente, apresentando resposta às questões voltadas ao bem-estar, como a metabolização de alguns medicamentos, por exemplo. Proporcionando assim, uma jornada do autoconhecimento genético mais completo aos nossos clientes”. Uma diferença do Viva o Equilíbrio está na forma de análise do material genético coletado. Segundo o biólogo, para responder às dúvidas dentro das quatro seções do novo teste, a equipe avalia posições específicas dentro de alguns genes, ao invés de avaliar o gene por completo. “Eu interrogo algumas posições do DNA e isso me dará uma resposta para as questões que busco”, explica Miguel Mitne Neto, biólogo, Líder Científico da área de Genômica do Grupo Fleury e responsável técnico da Sommos DNA.

As quatro seções

O Viva o Equilíbrio avalia respostas a quatro áreas distintas: metabolização de fármacos; nutrigenômica; corpo e pele. Na seção resposta a medicamentos, o exame avalia posições do genoma humano relacionadas à metabolização dos fármacos omeprazol, ibuprofeno, sinvastatina, atorvastatina e rosuvastatina. “Essas respostas ajudarão na identificação de indivíduos com maior chance apresentarem efeitos colaterais, quando do uso de tais medicamentos,”, explica Mitne. Ainda conforme ele, ter essa resposta é importante, pois enquanto a maior parte da população pode metabolizar fármacos de forma considerada normal, com efeitos conforme o esperado, outra o fará de mais rapidamente ou lentamente, o que pode trazer efeitos colaterais potencialmente graves. Outra resposta dentro da seção diz respeito à dependência de nicotina do paciente avaliado e, consequentemente, se haverá sucesso de tratamento para que ele adote um medicamento que o ajude a parar de fumar.

A seção Nutrição mostra quais pessoas têm predisposição à obesidade, dificuldades de metabolizar e absorver vitaminas ou a capacidade antioxidante de nosso corpo. Na terceira seção, o exame traz respostas relacionadas à prática de exercícios físicos, sendo capaz de apontar quais indivíduos têm tendência a formar fibra muscular branca – aquela que geralmente é encontrada em atletas de explosão, como corredores de curta distância e nadadores. Por fim, a seção pele apresenta quem pode ter sensibilidade aumentada à luz solar e os riscos relativos aos efeitos adversos da radiação UV.

Sommos DNA

Os três produtos anteriores da linha Sommos DNA são voltados a fazer mapeamentos genéticos para analisar genes associados aos cânceres hereditários de mama, melanoma, ovário, pâncreas, útero, gástrico, colorretal e próstata;, verificar genes ligados às condições cardíacas, como hipercolesterolemia familiar, arteriopatias, arritmias, cardiomiopatias, incluindo genes ligados à morte súbita e ainda condições genéticas específicas como a hipertermia maligna, condição desencadeada quando da administração de determinados agentes anestésicos,. Todos identificam mutações no DNA e as suas relações com as probabilidades do desenvolvimento de doenças que podem ser herdadas.

O resultado dos testes estará disponível pela internet em 30 dias corridos. O cliente receberá o laudo em uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento para o público leigo. Além disso, quem adquire qualquer teste da Sommos DNA tem acesso a uma consulta, via telemedicina, para conversar com aconselhadores genéticos e entender melhor as informações obtidas pelo exame.

Sommos DNA e Saúde iD

A Sommos DNA também estará integrada à Saúde iD, empresa de tecnologia baseada na ciência de dados e inteligência artificial do Grupo Fleury. Desta forma, tanto a compra do teste da Sommos DNA como a consulta de aconselhamento genético via telemedicina poderão ser feitas pela plataforma. A realização do mapeamento genético, o preenchimento do questionário e o upload dos resultados dos testes, assim como o histórico de outros exames, são opções disponibilizadas dentro da plataforma Saúde iD para os pacientes, o que proporcionará novas possibilidades de cuidados relacionados à saúde. Tal ação ocorre mediante a autorização prévia dos usuários e segue a recomendação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo total sigilo e armazenamento de informações do paciente.

Mais informações sobre a Sommos DNA pelo site www.sommosdna.com.br

Imprimir