Continuar

Grupo Fleury lança Sommos DNA ‘Viva o seu Bebê’, complementar à triagem neonatal

Novo teste genético avalia mais de 350 doenças que podem se manifestar nos primeiros anos de vida do bebê. Mapeamento funciona como prevenção para condições passíveis de algum acompanhamento médico específico.

A partir de setembro de 2021, o Grupo Fleury disponibiliza em sua plataforma de testes genéticos, a Sommos DNA, o ‘Viva o seu Bebê’, exame capaz de avaliar 409 genes associados ao desenvolvimento de mais de 350 doenças genéticas cardiológicas e pulmonares, neurológicas, oftalmológicas, hematológicas, metabólicas, oncológicas, entre outras. Voltado para todos os recém-nascidos desde o primeiro dia de vida e, idealmente, para bebês até antes de completarem dois anos, já que muitas das doenças analisadas podem se manifestar na primeira infância, o novo teste utiliza tecnologia inovadora capaz de proporcionar rapidez e eficiência na identificação de possíveis alterações genéticas. O Viva o seu Bebê segue a linha de uma abordagem preventiva da medicina, cuidando do bebê desde o seu nascimento para evitar sequelas irreversíveis na infância e na vida adulta.

A coleta é muito simples, rápida e não invasiva e, assim, sem riscos para o bebê. Ao receber o kit em casa, que contém um pequeno tubo plástico com um cotonete e instruções de uso, é necessário extrair um pouco de saliva da parte interna da bochecha do bebê com a ajuda do cotonete e colocar essa amostra dentro do tubo, seguindo as instruções ali fornecidas e, depois, devolver o kit pelos Correios.

O laudo é liberado dentro de 15 dias, já que a agilidade no processo é de suma importância para dar início ao tratamento, e de maneira 100% digital em uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento para o público leigo. Logo após o resultado, os clientes contam com aconselhamento genético com especialistas da área por meio de uma consulta via telemedicina, sem custo adicional. No caso de resultado positivo para alguma enfermidade, um assessor médico do Grupo Fleury entra em contato imediatamente com os pais ou responsáveis da criança e, se eles tiverem interesse diante de casos mais complexos, até mesmo com o médico pediatra do bebê.

Antes, com o ‘’teste do pezinho’’, triagem neonatal clássica, só era possível identificar alterações bioquímicas para triar algumas doenças metabólicas e genéticas. Já o Viva o seu Bebê é um teste genético completo, que analisa diretamente o DNA e detecta mutações que podem causar doenças genéticas tratáveis, seja para estabelecer alguma restrição ou complementação alimentar, iniciar um tratamento precoce ou, ainda, realizar alguns exames com maior frequência para a detecção precoce e início do tratamento de uma possível condição clínica. Portanto, esse exame foi desenvolvido para complementar e aprimorar a triagem neonatal tradicional, fornecendo maior acurácia nos resultados.

“O mapeamento genético por meio dos testes ofertados dentro da plataforma Sommos DNA tem como público-alvo pessoas saudáveis, que apresentam ou não predisposição a doenças hereditárias, para que cada indivíduo tenha maior conhecimento sobre seus riscos e possa realizar o gerenciamento correto da sua própria saúde”, explica Dr. Wagner Baratella, Head de Genômica do Grupo Fleury.

Imprimir