Continuar

Grupo Fleury investe na expansão da área técnica no Rio de Janeiro

Reforma irá reduzir em 4% o consumo de tubos de coleta antes encaminhados para São Paulo e aumentará a capacidade produtiva em 65%. Melhoria faz parte do compromisso de reduzir a geração de resíduos biológicos em 20,54% até dezembro de 2025. Operação fluminense passará a realizar 25 novos exames após atualização.

O Grupo Fleury está investindo na expansão da área técnica central no Rio de Janeiro, localizada em Del Castilho. Esse investimento inclui a renovação de equipamentos, automatização de técnicas e aumento da capacidade produtiva em 65% e vem ao encontro da orientação estratégica do Grupo para o crescimento no estado e às metas de redução de resíduo biológico. De 2011 até o momento, a companhia já investiu mais de R$ 1 bilhão no Rio de Janeiro, sendo que hoje conta com as marcas Felippe Mattoso, Labs a+ e LAFE, em um total de cerca de 80 unidades.

Essa expansão também possibilitará que ocorra a internalização do processamento de exames de análises clínicas, sendo um total de 24 exames incorporados à rotina local, antes enviadas para a área técnica central em São Paulo. Com isso, haverá redução no prazo da entrega do resultado do exame ao cliente. Entre janeiro e setembro de 2021, o Grupo Fleury passou dos 73,4 milhões de exames, dos quais cerca de 20% foram processados na área técnica do Rio de Janeiro no mesmo período.

“Estamos aumentando a nossa capacidade produtiva em 65%, possibilitando mais autonomia para novas internalizações de testes processados em nossa área técnica. No final de 2021 o Grupo Fleury diminuiu a coleta e descarte de aproximadamente 223 mil tubos por ano, o que representa cerca de 4% do total de tubos que antes eram destinados à área técnica central em São Paulo. Dessa forma, também haverá diminuição do descarte de resíduo biológico, impactando positivamente o meio ambiente”, afirma Dr. Edgar Rizzatti, diretor executivo Médico do Grupo Fleury. O executivo destaca que, entre os exames que passaram a ser processamos na área técnica fluminense estão testes diagnósticos de bioquímica, hormônios, doenças infecciosas e marcadores tumorais. “Foram internalizados testes para alguns marcadores tumorais para diferentes tipos de câncer, que também tiveram o prazo de liberação de laudo reduzido de três dias para um dia”, comenta.

Em julho de 2021, o Grupo Fleury fez uma emissão de debêntures atreladas a ESG da companhia no valor de R$ 1 bilhão e suas metas estão alinhadas com o seu Plano Estratégico em relação ao foco em conservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e democratização da saúde. Entre um dos objetivos da captação está a redução do índice de geração de resíduos biológicos em 14,12% até o final de 2023 e em 20,54% ao final de dezembro de 2025.

Atendimento móvel no Rio de Janeiro

O Grupo Fleury continua focado na expansão do atendimento móvel em todas as marcas com a adição de novas rotas logísticas, uma tendência que se intensificou durante a pandemia em resposta às necessidades e desejos de seus clientes. Esse serviço registrou aumento de 0,5% no terceiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, e apresentou crescimento pelo sexto trimestre consecutivo, alcançando 7,3% da receita bruta consolidada (faturamento total do Grupo) e o equivalente à receita média de 25 unidades físicas.

A companhia, que hoje conta com as marcas Felippe Mattoso, Labs a+ e LAFE no Rio de Janeiro, tem crescido no estado e um dos destaques é a ampliação do atendimento móvel das três marcas da rede. A expectativa é alcançar 60 rotas ainda este ano (atualmente são 52 rotas), com oferta de serviços de análises clínicas, vacina, Mapa e Holter. O serviço de atendimento móvel também será ampliado para cinco novos municípios vizinhos ao Rio de Janeiro: Itaboraí, Maricá, Itaguaí, Magé e Petrópolis. Essa inclusão aumenta a cobertura do atendimento móvel para 12 municípios da região, incluindo Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Duque de Caxias, que já eram atendidos pelo serviço.

Imprimir