Continuar

Inteligência Artificial monitora quadro clínico de pacientes e contribui para maior eficácia do tratamento no Hospital Santa Catarina - Paulista

Laura, tecnologia inovadora, emite alerta ao detectar agravamento dos sinais vitais, permitindo que as equipes médicas atuem com mais agilidade e eficácia no tratamento de doenças como a sepse e COVID-19.

O Hospital Santa Catarina - Paulista implantou, em parceria com o Grupo Fleury, um sistema de Inteligência Artificial da Healthtech Laura, que monitora em tempo real o quadro clínico dos pacientes nas unidades de internação e no pronto atendimento. Ao menor sinal de agravamento do quadro clínico, a tecnologia emite um alerta para a equipe assistencial da unidade, que, consequentemente, promove uma intervenção mais rápida, garantindo a segurança do paciente. A tecnologia permite que médicos e profissionais da enfermagem atuem de forma preventiva e com mais eficácia, evitando que o paciente evolua para uma piora em casos complexos relacionados à sepse, COVID-19, entre outras enfermidades.

O projeto piloto teve início no pronto atendimento e na unidade de internação clínica, em dezembro de 2021, e, em fevereiro de 2022, foi expandido para a área de internação cirúrgica. " A inteligência clínica da Laura garante uma compreensão ágil de cada caso atendido pela unidade e consegue proporcionar, junto aos protocolos institucionais e ao atendimento assistencial humanizado, melhor experiência e bem-estar às pessoas", comenta a Dra. Simone Raiher, gerente médica do Hospital Santa Catarina - Paulista.

Com o auxílio de algoritmos de inteligência artificial, o sistema conecta em tempo real os prontuários eletrônicos de todos os pacientes da Instituição a um painel de gerenciamento. Este processo garante acesso rápido e fácil às informações do paciente.

“Nosso comprometimento em oferecer tecnologia em prol da saúde está voltado para a qualidade de atendimento recebida pelos pacientes e a entrega de uma visão 360º às equipes clínicas, para que possamos seguir como uma forte aliada à tomada de decisão”, comenta Cristian Rocha, CEO e fundador da Laura.

“Proporcionar o acesso a esta solução de inteligência clínica para o corpo médico e o público atendido pelo Hospital Santa Catarina é mais um capítulo no longo histórico desta parceria colaborativa entre as duas instituições, que sempre primou pela segurança do paciente e inovação”, explica a diretora de Negócios B2B do Grupo Fleury, Dra. Aline Amorim.

Imprimir