Continuar

​​​​​​​

Protagonismo no Combate à Pandemia

Protagonismo no Combate à Pandemia  

Em 2020, o mundo se viu frente à pandemia da Covid-19, que trouxe uma série de desafios novos para diversos setores da economia. Frente a esse cenário, buscamos agir de forma ágil, responsável e abrangente para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores e pacientes e a saúde financeira da empresa, ao mesmo tempo em que apoiamos a sociedade no enfrentamento da crise. Para isso, foi criado um Comitê de Crise, que se reunia diariamente para a discussão de medidas e iniciativas dentro desse tema, mobilizando diversas áreas da Companhia para a tomada de decisões e implementação de ações rápidas e assertivas. Dessa maneira, desenvolvemos uma série de iniciativas que nos permitiram lidar com as adversidades e garantir resultados positivos em um ano extremamente desafiador.

Enquanto empresa do setor de saúde, no decorrer de 2020 criamos e participamos direta e indiretamente de diversas ações e iniciativas importantes voltadas ao combate da pandemia da Covid-19:

Atendimento ágil: Para garantir a segurança dos pacientes que optaram pela realização dos seus exames nas nossas unidades físicas, estabelecemos o Atendimento Ágil, que contempla a possibilidade de check-in digital e a utilização de totens de autoatendimento. O objetivo foi agilizar o atendimento, diminuir o tempo de permanência nas unidades e reduzir as necessidades de contato. Também implementamos um protocolo de segurança em todas as unidades de atendimento.

Telecorona Solidário: Em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, médicos voluntários participaram da ação social com o objetivo de prestar orientação de saúde on‑line e gratuita a pacientes com dúvidas sobre o COVID-19. A iniciativa atendeu moradores das comunidades dos bairros paulistanos da Bela Vista, Consolação e República assistidas pelo projeto Abrace Seu Bairro, que desenvolve atividades relacionadas à promoção da saúde e contribui para a qualidade de vida das famílias residentes na região. Os moradores cadastrados puderam conversar com os médicos voluntários por meio de uma plataforma on‑line, desenvolvida pelo Grupo Fleury, acessível por celular. O Telecorona Solidário contribuiu para evitar a superlotação das unidades de atenção básica à saúde do setor público, além de fornecer informações confiáveis e de qualidade para lidar com situações ligadas à COVID-19 no âmbito individual e familiar.

SOROEPI MSP: Participamos do projeto “Inquéritos soroepidemiológicos seriados para monitorar a prevalência da infecção por SARS-CoV-2 no Município de São Paulo”, uma iniciativa conjunta de cientistas e médicos, IBOPE Inteligência, Instituto Semeia e Todos pela Saúde. O projeto SoroEpi MSP subsidiou políticas públicas de prevenção e controle da pandemia da COVID-19, oferecendo informações sobre o percentual de pessoas já infectadas, que podem estar, pelo menos em parte, protegidas contra o Coronavírus.

COVID-19 DATA SHARING/BR: Integramos o repositório de informações clínicas da COVID-19, criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com o objetivo de compartilhar informações clínicas de pacientes anonimizados para subsidiar pesquisas científicas sobre a doença nas diversas áreas de conhecimento. O repositório para pesquisas científicas reúne dados de 602.553 pacientes, 32.981.124 exames e 260.682 dados de desfechos hospitalares (internações, altas, mortes, transferências). O material pode ser consultados diretamente no repositório pelo link https://repositoriodatasharingfapesp.uspdigital.usp.br

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROAD-SUS): Participamos da validação do protocolo do uso dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes graves e moderados. O Grupo Fleury é um dos laboratórios que executou os testes diagnósticos do consórcio de hospitais brasileiros participantes da Coalizão Covid Brasil para acompanhamento da evolução dos casos durante o tratamento experimental. Outros projetos em discussão incluem parceria com a BP, InCor e Hospital Sírio-Libanês.

CORONA ZERO: A iniciativa do Rotary Brasil e financiada pelo fundo Todos pela Saúde, tem o objetivo de realizar a testagem de RT-PCR em idosos e funcionários de instituições de longa permanência. O Grupo Fleury realizou 11.500 exames a preço de custo, financiados pelo fundo.

Segunda opinião médica gratuita para hospitais públicos: Em parceria com o aplicativo Join, oferecemos um sistema totalmente gratuito de cooperação para segunda opinião de uma equipe de médicos especialistas em laudos de tomografia e radiografias de tórax, com o objetivo de avaliar o padrão de imagem em casos suspeitos de COVID-19.

Criado para ajudar a saúde pública do país, o sistema foi liberado para qualquer hospital público do Brasil, desde que ele não tenha um serviço terceirizado de radiologia. Por meio do app, os hospitais podem enviar as imagens dos exames de maneira simples e rápida, que são disponibilizadas em tempo real para um grupo de médicos especialistas voluntários do Grupo Fleury, com garantia do anonimato dos dados. Após análise, o hospital recebe uma notificação com uma segunda opinião, com tempo de resposta estimado de duas horas em horário comercial.

Projeto RADVID: uma ação organizada por radiologistas de todo o país com o intuito de ajudar profissionais de saúde no diagnóstico de casos de COVID-19. Com apoio do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), o projeto busca criar um banco de dados com exames de raios-X e tomografia de tórax de pacientes com casos confirmados ou suspeitos da doença.

A iniciativa prevê que os médicos que submeterem casos para a plataforma terão auxílio de uma inteligência artificial para avaliar e quantificar os achados pulmonares. Desse modo, o profissional de saúde poderá oferecer ao paciente um diagnóstico mais preciso e, no caso de tomografia, automatizar dados quantitativos do acometimento da doença.

Um primeiro algoritmo já foi implantado na plataforma com a capacidade de realizar a análise das imagens de tomografia coletadas, gerando um relatório que pode ser acessado pelo radiologista como material de auxílio na decisão clínica.

Parceria com a KUNUMI: O Grupo Fleury e a empresa de inteligência artificial Kunumi fecharam parceria com o objetivo de desenvolver algoritmos para identificação e comparação de padrões de componentes sanguíneos avaliados em hemogramas, e, assim, auxiliar médicos na triagem e apoio diagnóstico de pacientes com suspeita da COVID-19.

A iniciativa usa como base de dados as informações de pessoas que realizaram testes para diagnóstico do novo Coronavírus nos laboratórios do Grupo Fleury, por meio do método molecular RT-PCR, e que fizeram exame de sangue durante um período de 30 dias antes ou depois do teste. Dados demográficos, como sexo e idade de pacientes, também são utilizados e todas as informações são partilhadas de forma anônima.

A partir dos resultados do estudo, a ferramenta de inteligência artificial será utilizada de forma preditiva, apoiando o médico ou profissional de saúde sobre as possibilidades de um paciente estar ou não com COVID-19.

Testagem de profissionais de saúde do Estado de São Paulo: A Bradesco Seguros, Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA e o Grupo Fleury estabeleceram parceria e firmaram acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan com objetivo de ampliar a capacidade de processamento de exames para diagnóstico da COVID-19 com prioridade aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do atendimento à população.

Por meio da iniciativa, que recebeu R$ 4 milhões em investimentos, foram processados 25.400 testes diagnósticos RT-PCR, contribuindo para acelerar o processamento e liberação de resultados dos exames já coletados. O Grupo Fleury realizou o processamento e a análise dos exames a preço de custo por uma equipe composta por mais de 1.000 técnicos e médicos.

Testagem de colaboradores do Incor e Casas André Luiz: Em parceria com a empresa de pagamentos Cielo, o Grupo Fleury realizou 4.600 testes sorológicos e molecular de diagnóstico em profissionais de saúde e funcionários terceirizados do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e profissionais e residentes da unidade de longa permanência das Casas André Luiz, instituições sem fins lucrativos.

Cuidado Integrado para empresas: Criamos um serviço de consultoria que auxilia empresas na retomada de atividades, com soluções que envolvem etapa de testagem diagnóstica de colaboradores, consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde, coordenação de cuidados com aplicação de telemedicina e prontuário eletrônico.

Além disso, por meio de um acordo de cooperação entre o Grupo Fleury e a Fundação Vanzolini, foi desenvolvida a iniciativa de consultoria “Ambiente Saudável”, com objetivo de auxiliar as empresas na elaboração e na avaliação de treinamento de protocolos de retorno às atividades, com base na norma de acreditação A2S da fundação. Fazem parte da iniciativa a definição de protocolos de limpeza e desinfecção, alimentação, condições sanitárias de trabalho, ar-condicionado e da estrutura para a garantia de ambientes seguros no combate à pandemia.

Considerando a quantidade de profissionais de cada companhia, especificidades do negócio e informações de saúde populacional dos funcionários, uma equipe de especialistas do Grupo Fleury constrói junto aos RHs e departamentos de Medicina Ocupacional das empresas os protocolos mais adequados à realidade.

Doação de testes de diagnóstico COVID-19: doação de 37 exames RT-PCR para testagem dos funcionários e acolhidos pela Casa 1, focada no acolhimento de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Protocolo Acaia: em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa, desenvolvemos o protocolo de retorno às atividades do Instituto Acaia, instituição voltada a atividades educacionais e culturais realizadas com as comunidades localizadas na região do Ceagesp, em São Paulo.

​​​