O mundo do trabalho mudou — e os desafios para liderar pessoas também. O que antes era apenas uma recomendação ética ou um diferencial de empresas mais sensíveis, agora se torna um ponto central da legislação trabalhista brasileira. A partir de maio de 2025, com a nova regulamentação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), a saúde mental no trabalho passa a ser tratada com obrigatoriedade no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
O que a NR-1?
A NR-1 é a norma que define as diretrizes base da Saúde e Segurança do Trabalho. Esse conjunto de regras são pensadas para garantir que todas as empresas, independentemente do porte ou setor, identifiquem, avaliem e controlem os riscos presentes em suas atividades.
O que muda com a nova atualização da NR-1?
A nova implementação da NR-1 que entra em vigor a partir de 26 de maio de 2025, estabelece como obrigatoriedade a gestão dos riscos psicossociais. A fiscalização será educativa até maio de 2026, quando passará a ser efetivamente aplicada.
Essa nova regulamentação é uma oportunidade para prevenir adoecimentos psicossociais, como burnout, depressão, ansiedade e outras condições relacionadas que, ao contrário de um acidente de trabalho, não deixam marcas visíveis — mas causam prejuízos reais e muitas vezes silenciosos na operação e na saúde dos colaboradores.
A Organização Mundial da Saúde já reconhece a depressão e a ansiedade como algumas das principais causas de afastamento e queda de produtividade no mundo. Com a nova NR-1, as empresas ganham a oportunidade de construir sua reputação de forma saudável, responsável e coerente com os tempos atuais.
Conheça o Guia Oficial NR 01 - Disposições Gerais E Gerenciamento De Riscos Ocupacionais
Quais são os riscos que a NR-1 cobre?
Conhecida como a "mãe" de todas as normas, a NR-1 estabelece as diretrizes gerais que orientam as demais normas regulamentadoras. Entre elas, destacam-se a NR-7, que define os critérios para a elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a NR-9, responsável pela avaliação e controle dos riscos ambientais no ambiente de trabalho e NR-17 que aborda aspectos relacionados à ergonomia.
A Norma Regulamentadora (NR) 1 abrange inúmeros riscos ocupacionais, incluindo:
- Riscos físicos: Envolvem a exposição a agentes que podem comprometer a saúde e a segurança dos trabalhadores. Isso inclui ruídos excessivos que podem provocar danos auditivos, temperaturas extremas, que podem resultar em hipotermia, queimaduras ou golpes de calor, além da exposição a radiações, vibrações, iluminação inadequada e outros fatores.
- Riscos químicos: De acordo com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), também é fundamental identificar todos os perigos químicos presentes no ambiente de trabalho que possam representar riscos à saúde. Isso inclui gases, vapores, névoas, poeiras e outras substâncias ou compostos perigosos.
- Riscos biológicos: A norma destaca a importância de considerar a exposição a agentes biológicos como bactérias, fungos, vírus, parasitas e protozoários. De acordo com as exigências da NR-1, as empresas devem avaliar a gravidade dos possíveis agravos à saúde, especialmente em setores clínicos, hospitalares e agrícolas.
- Riscos ergonômicos: Contemplados no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), estão relacionados a condições de trabalho que podem comprometer a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, como a monotonia, a repetitividade, o esforço físico excessivo, a postura inadequada e outros fatores.
- Riscos psicossociais: Agora com a NR-1 atualizada, os riscos psicossociais também passam a integrar o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), tornando obrigatório o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho. Em sua atualização, a nova versão da norma inclui na avaliação fatores como assédio moral e sexual, falta de suporte, metas excessivas, jornadas longas, conflitos e falta de autonomia.
Vale destacar também, que a NR-1 assegura ao trabalhador o direito de interromper suas atividades sempre que identificarem riscos iminentes à sua saúde ou segurança. Além disso, a norma exige que todos os colaboradores participem de treinamentos iniciais e periódicos, garantindo que estejam sempre atualizados e preparados para desempenhar suas funções com segurança no ambiente de trabalho.
Como alinhar saúde mental ao plano estratégico da empresa?
Integrar a saúde mental à estratégia corporativa não é mais uma opção, é uma necessidade. A liderança precisa colocar o tema na mesa de decisão e isso começa com:
- Incorporar o bem-estar emocional como um valor institucional;
- Traduzir esse compromisso em metas de RH e planos de ação concretos;
- Acompanhar indicadores relacionados ao clima organizacional, engajamento, absenteísmo e rotatividade por questões emocionais;
- Conectar os resultados em saúde mental aos indicadores de desempenho do negócio, como produtividade e qualidade.
Esse alinhamento não é apenas operacional. Ele dá legitimidade às ações internas, mostra coerência e engaja a alta liderança no processo de mudança cultural.
Sua empresa já está preparada para a nova NR-1?
Conte com o Saúde Digital para promover a saúde mental no ambiente de trabalho e ficar em conformidade com a NR-1. Oferecemos soluções simples e eficazes para promover o bem-estar emocional dos seus colaboradores e atender às exigências da nova norma.
Vamos juntos cuidar de quem faz sua empresa acontecer.