Meio ambiente
A adequação do Grupo Fleury à ISO 14001
iniciou-se a partir de sua mudança para a atual sede, no bairro do
Jabaquara, zona sul de São Paulo, no segundo semestre de 2000. As
instalações do prédio reúnem todas as condições físicas para a empresa
atender completamente às especificações técnicas da norma, sobretudo as
relativas a questões complexas, como o tratamento interno dos resíduos
de saúde infectantes, o qual obteve, em 2006, a licença ambiental, um
fato inédito na área.
Além disso, diversos programas de gestão ambiental são acompanhados
pela empresa, sendo os principais relacionados à diminuição da geração
de resíduos e economia de recursos naturais. Com relação a esse aspecto,
o Grupo Fleury pratica, desde a década de 90, a coleta
seletiva em todas as dependências da empresa, bem como destina
adequadamente outros materiais que possam causar impacto negativo no
ambiente, como reagentes químicos, filmes de Raios-X, lâmpadas
fluorescentes e óleo de cozinha.
Em 2008, foi iniciado o programa “Empresa Livre de Mercúrio”,
em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo. Por meio
desta ação, equipamentos contendo mercúrio metálico, tais como
termômetros e esfigmomanômetros, foram substituídos por alternativas
digitais, que não contêm este elemento. Mais de 400 equipamentos foram
substituídos desde o início deste programa.
Ainda em 2008, foi inaugurado o primeiro prédio sustentável do
Grupo, a Unidade Fleury Rochaverá-Morumbi.
Este local, construído segundo os requisitos de certificação
LEED (Leadership in Energy Efficiency and Design), levou em
consideração, desde o projeto até a fase de obras, requisitos de
sustentabilidade, de modo a reduzir o seu impacto. A unidade foi o
primeiro prédio da área de saúde no Brasil a conquistar o nível ouro da
certificação LEED. Em 2012, a mesma certificação foi
conquistada pela Unidade Fleury Alphaville.
Como fruto de seu compromisso ambiental, o Grupo Fleury
implantou, ainda, uma série de iniciativas para gestão de impacto de
mudanças climáticas, dentre as quais destacamos a adoção do serviço de
bike courier em São Paulo (SP) e uma solução de TI verde para
gerenciamento de impressões e documentos.
A partir de 2009, o Grupo Fleury passou a
inventariar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), o que inclui
o consumo de energia, número de viagens de colaboradores, dentre outros.
Com base neste levantamento, foram definidas metas e ações para a
redução destas emissões. Em 2013, o Grupo Fleury
incluiu no seu inventário de gases de efeito estufa o impacto da
operação de terceiros.
Assim como a norma ISO 9001 consolida uma excelência
que sempre foi reconhecida pela opinião pública e pela comunidade
médica, a ISO 14001, por sua vez, inaugura uma
referência bastante contemporânea para o Grupo Fleury
no mercado.