​​​​​​​​

Diversidade

Diversidade  

Valorizamos o estabelecimento de práticas inclusivas cotidianas que favoreçam a interação entre todas as pessoas em um clima de respeito, diálogo e cooperação, com foco na qualidade das relações e no apreço às diferenças. Mais do que apenas garantir a expressão das singularidades das pessoas, acreditamos que a valorização da diversidade envolve a busca permanente pela cooperação e por soluções que interessem a todos, em todos os lugares, a fim de criar ambientes colaborativos e inclusivos, nos quais as pessoas se sintam bem e seguras para serem quem elas são.

Contamos com uma Política de Valorização da Diversidade, que estabelece as diretrizes e os princípios básicos que reforçam os mecanismos de abordagem do tema na empresa e inspiram práticas respeitosas e inclusivas, apoiando todos os colaboradores na resolução adequada de possíveis incidentes.

A política visa também nortear o relacionamento entre os colaboradores, líderes, médicos, clientes, fornecedores, terceiros e outras partes interessadas. O documento foi elaborado com base no Código de Confiança do Grupo Fleury, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nas Diretrizes do Pacto Global, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nas Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e nos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU.

Programa de Diversidade

Programa de Diversidade  

Nossas ações dentro desse tema estão organizadas em um Programa de Diversidade, que integra e articula as atividades, sob a liderança da área de Sustentabilidade. A iniciativa visa inspirar, capacitar e apoiar as diferentes áreas e unidades da companhia na assimilação dos princípios que adotamos para a valorização da diversidade.

As ações do Programa têm foco nos pilares étnico-racial, de equidade de gênero, pessoas com deficiência, geracional, refugiados e LGBTQIA+, buscando disseminar conceitos e engajar os colaboradores em boas práticas no relacionamento com todos os públicos.

Entendemos que há espaço para o diálogo aberto e, em parceria com nossos colaboradores e médicos, desejamos incentivar cada vez mais a cultura de inclusão por meio de Grupos de Afinidade, no qual serão trabalhados temas específicos. Além de serem importantes como instrumentos de conscientização, as ações contribuem para o conhecimento, reflexão e sensibilização das equipes. Hoje, a companhia já conta com três grupos atuando internamente. São eles: o Liderança Feminina (Gênero), o Prisma (LGBTQIA+) e o Uzoma (Étnico-racial).

Princípios do Programa de Diversidade

  • Respeito ao indivíduo.
  • Apreço por equipes caracterizadas pela diversidade.
  • Valorização dos princípios estabelecidos na declaração Universal dos Direitos Humanos e Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU.
  • Apreço por ambientes inclusivos, respeitosos e acessíveis.
  • Igualdade, equidade e universalidade das políticas e iniciativas de valorização da Diversidade no Grupo.
  • Respeito às leis que requerem atenção especial a determinados segmentos da população ou que impõem cotas para alguns segmentos nas equipes.
  • Apreço pela pluralidade cultural.
  • Compromisso da liderança e das equipes.

Equidade Feminina no Grupo Fleury

O Grupo Fleury é uma empresa majoritariamente composta por mulheres, no qual 80% da sua força de trabalho são do gênero feminino. 67% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por essas profissionais, tendo como CEO uma mulher, Jeane Tsutsui.

Em face da sua essência, valores, compromisso com a sustentabilidade nos pilares econômicos sociais e de governança (ESG) e da sua diversidade organicamente intrínseca, o Grupo Fleury apoia iniciativas que incentivam a promoção da inclusão e equidade de todas as pessoas que atuam na empresa, bem como acredita firmemente que a prática desses princípios contribui para fortalecer as relações de respeito na sociedade.

Em nossa mais recente edição do Relatório Anual ESG do Grupo Fleury, referente ao ano de 2022, período anterior à combinação de negócios com o Grupo Pardini, informa que a razão matemática entre a remuneração das mulheres e dos homens para cada categoria funcional apresentava uma média final de 106,1% considerando os cargos de supervisão, coordenação, consultoria, gerência e diretoria. Isso significa que para esses cargos, as mulheres apresentam, em média, uma remuneração 6,1% maior do que a de homens. Esta metodologia de análise permite a visão da remuneração entre categorias comparáveis, ou seja, entre a remuneração percebida por pessoas de ambos os gêneros que ocupam cargos similares.

Faz parte desse compromisso continuar aumentando a representatividade e eliminar eventuais vieses que podem levar a uma disparidade entre gêneros, além de dar total transparência dos seus indicadores de Recursos Humanos, relativos a dados demográficos, de recrutamento, treinamento, saúde e segurança do trabalho e diversidade, bem como de remuneração e benefícios por intermédio do seu Relatório Anual ESG. Este documento é produzido com base nas diretrizes do Global Report Initiative (GRI) e todas as edições iniciadas em 2010 estão disponíveis para consulta pública aqui.

Razão matemática entre a remuneração total das mulheres e dos homens para cada categoria funcional*

*O indicador passou a ser reportado em 2022

A mesma edição do Relatório Anual ESG também aponta uma evolução crescente da equidade salarial entre homens e mulheres por cargo funcional na série histórica de 2020 a 2022. Por esta comparação, a razão matemática entre o salário-base das mulheres e o dos homens para cada categoria funcional indicou uma média final de 102,1% e uma média final ponderada de 101,8%, considerando cargos de supervisão, coordenação, consultoria, gerência e diretoria. Isso significa que, pela média final, nessas categorias funcionais, o salário-base percebido por mulheres no período avaliado é 2,1% maior do que o salário-base percebido por homens. Pela média ponderada, o salário-base recebido por mulheres nessas categorias funcionais é 1,8% maior do que o salário-base recebido por homens no mesmo período.

Razão matemática entre o salário-base das mulheres e o dos homens para cada categoria funcional

Inclusão e Atenção

Confira iniciativas do Grupo Fleury que trazem maior atenção ao nosso público feminino:

• Liderança Feminina: grupo de afinidade que reúne mais de 50 profissionais ativas, de diversos cargos. Atuam como porta-vozes das mulheres do Grupo Fleury em um ambiente seguro, capaz de promover discussões, troca de experiências, empoderamento e união.

• Elas na Liderança: projeto desenhado para acelerar a carreira de mulheres pretas e pardas que trabalham na companhia, com atividades que duram seis meses. Na primeira turma, foram selecionadas 20 mulheres pretas e pardas, de diferentes áreas e cargos.

• Viver Melhor: O Programa de Saúde da Companhia tem uma atenção dedicada para todo o ciclo de saúde da Mulher, com especial atenção às mulheres gestantes (Programa Amor de Mãe). Um dos diferenciais de mercado é o apoio ao planejamento familiar e de carreira, com subsídio para congelamento de óvulos no Fleury Fertilidade.

• V.E.R.A.S: Programa de educação interdisciplinar dedicado às mulheres com foco nos pilares Social, Físico, Emocional e Financeiro. As participantes passam por experiências de autoconhecimento, letramento nas temáticas de diversidade, equidade e inclusão, atividades relacionadas às finanças e ao empoderamento feminino.

• Em.Frente - Apoio a iniciativas de combate à violência contra a mulher - Em Parceria com a ONG Justiceiras, iniciamos um programa voltado à prevenção e tratamento de todas as formas de violência contra a mulher, incluindo a recepção de denúncias, acolhimento de vítimas, orientação psicológica, jurídica e médica e rede de apoio. Em 2022 a iniciativa foi reconhecida com o selo municipal de Direitos Humanos e Diversidade da prefeitura de São Paulo.

• Medicina Diagnóstica: Presença em todo ciclo da saúde da mulher com unidades dedicadas ao atendimento da mulher, gestantes, reprodução humana, painéis genéticos específicos e, em breve, um serviço voltado à Endometriose.

• Representatividade - O Grupo Fleury já prioriza voluntariamente a representatividade como um todo e em posições de liderança. O desafio envolve melhorar os indicadores de diversidade com foco em recortes específicos que foram priorizados: PcD, Gênero, LGBTQIA+, Étnico-racial e Geracional. Associadas ao cumprimento do nosso compromisso em diversidade e inclusão, aprimoramos periodicamente os indicadores que vão apoiar a Companhia no acompanhamento do progresso rumo ao atingimento dos desafios dessa agenda, embasando também planos de ações, ajustes e melhorias no decorrer do horizonte de cumprimento definido.

Compromisso Voluntários e Reconhecimentos

• Gender-Equality lndex: Em 2023, passou a integrar o índice de equidade de gênero da Bloomberg.

• Índice Teva Mulheres na Liderança, o Grupo Fleury teve este reconhecimento para as organizações que apresentam mais mulheres em órgãos de governança.

• ONU Mulheres: O Grupo Fleury é signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres. Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres, contribuindo assim, para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano.

• Mulher 360 - O Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, do qual o Grupo Fleury é integrante, busca o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento da sistematização, da difusão de avanços nas políticas, nas práticas empresariais, engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral.

Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizou em março de 2024 o Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, conforme previsto na Lei 14.611/2023 e regulamentado pelo Decreto 11.795/2023 e pela Portaria MTE n. 3.714/2023. O MTE utilizou como base os dados de remuneração e salários dos empregados, dividindo-os em grandes grupos ocupacionais transmitidos pelas empresas ao eSocial em 2022 e informações fornecidas pelas empresas por meio do Portal Emprega Brasil, sobre políticas para ampliação da diversidade e apoio à parentalidade.

O Grupo Fleury esclarece que a metodologia do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do MTE é distinta da utilizada pela Companhia no Relatório Anual de ESG. O levantamento do MTE agrupa cargos ocupacionais de forma diferente para comparação, tendo como base a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), além de incluir no levantamento outras variáveis sobre remuneração, como por exemplo, horas extras. O Relatório Anual de ESG do Grupo Fleury apresenta comparações entre homens e mulheres que ocupam categorias de mesmo cargo ocupacional e é baseado em visões consolidadas no mercado, como do Global Report Initiative (GRI), como já mencionado.

Confira os Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios disponibilizados no dia 28/03/2024 pelo MTE referentes aos CNPs pertencentes ao Grupo Fleury aqui

​​​​​​