​​​​​​​​​​​​​

Ética e Conformidade

Ética e Conformidade


Por meio de uma estrutura de ética e conformidade robusta, que conta com diretrizes e responsabilidades previamente definidas e difundidas entre os colaboradores e médicos, apoiamos o comportamento íntegro e o combate à corrupção em nossa cadeia de valor, de modo a garantir a perenidade dos negócios.

A seguir, apresentamos as políticas voltadas à institucionalização das práticas e à educação e engajamento em relação aos comportamentos éticos e à conformidade.

Código de Confiança

Código de Confiança


Acreditamos que fazer a coisa certa deve ser um valor intrínseco aos colaboradores e médicos. Por isso, em 2020 reafirmamos os nossos valores de excelência, integridade e respeito por meio da ressignificação do Código de Conduta, que passou a ser denominado Código de Confiança.

O documento traz uma abordagem baseada nas relações de confiança que a companhia guarda consigo mesma e com toda a sociedade, incluindo médicos prescritores, hospitais, sociedades científicas, entidades médicas e governamentais, fornecedores, prestadores de serviços, acionistas, investidores e comunidade financeira, entre outros públicos com os quais nos relacionamos.

Por meio do Código de Confiança, buscamos formalizar os valores e conceder direcionamentos, com base em exemplos, do que é esperado da conduta de cada colaborador nas relações de confiança estabelecidas no dia a dia do negócio. Nesse sentido, por meio de uma linguagem mais fluída e acessível, reforçamos a ideia de que fazer a coisa certa beneficia o todo.

Além disso, ao promover um maior senso de integridade entre os colaboradores, o Código de Confiança mostrou-se adequado ao momento da pandemia, quando muitos deles foram realocados para o trabalho remoto em suas casas, o que exige ainda mais atenção à conduta individual também fora do ambiente corporativo.

Relacionamento com a Administração Pública

Com o Código de Confiança, a Política de Integridade, Política Anticorrupção e todos os normativos internos de Governança Corporativa, o Grupo Fleury estabelece um programa cada vez mais ético e transparente em sua relação com os Agentes Públicos e demais stakeholders.

Dessa forma, minimizamos a exposição de nossos colaboradores e médicos para qualquer ato ilícito, assegurando ainda o compromisso da companhia com os requisitos das leis federais 12.846/13 (lei Anticorrupção), regulamentada pelo Decreto 11.129/2022 e 14.133/21 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) ou qualquer outra legislação vigente.

Nossos relacionamentos com a Administração Pública são pautados pela ética, integridade e transparência.

1 - Prestação de Serviços para a Administração Pública e Contratos Administrativos:


Benefícios Fiscais obtidos em decorrência de Patrocínios e Doações:

Os benefícios fiscais obtidos em decorrência de Patrocínios e Doações são apurados anualmente e divulgados no Relatório de Sustentabilidade, disponível em: https://ri.fleury.com.br/esg/


2 - Representação de interesses do Grupo Fleury junto à Administração Pública:

Para realização das suas atividades, o Grupo Fleury precisa de licenças, autorizações e permissões fornecidas pela Administração Pública e para isso, eventualmente, contrata de terceiros como agentes intermediários, prestadores de serviços técnicos, advogados, procuradores, despachantes, consultores, entre outros.

Os terceiros contratados são avaliados de acordo com o Procedimento de Análise Anticorrupção de Terceiros previsto nas Políticas de Integridade e de Compras, bem como nos procedimentos de Cadastro de Fornecedores e de Due Diligence de Fornecedor.

3 - Treinamento e educação

Treinamento e Educação

A fim de fortalecer a cultura ética e de conformidade, nossos colaboradores, médicos e prestadores de serviços participam de atividades de capacitação sobre os temas inseridos no Código de Confiança e nos Normativos Internos de Governança Corporativa. Contamos com módulos educativos que abrangem diferentes temas do Código de Confiança, cuja realização é mandatória e a aderência é mensalmente monitorada. O não cumprimento dessas obrigações também é considerado uma conduta inadequada.

4 - Canal de Confiança

Canal de Confiança

Contamos com um Canal de Confiança, disponibilizado aos nossos colaboradores(as), administradores(as), médicos(as), acionistas, parceiros(as) comerciais, fornecedores(as), prestadores(as) de serviço, tomadores(as) de recursos para projetos, doações ou patrocínios, agentes e instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, bem como a toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que venha a se relacionar ou representar a Companhia para comunicação e relato de fatos e condutas que não estejam de acordo com os princípios consolidados no Código de Confiança e demais Normativos do Grupo Fleury.

Gerido por empresa terceira, o Canal garante o anonimato da pessoa denunciante. Além disso, não admitimos nenhuma forma de retaliação ou intimidação a qualquer pessoa que levante dúvidas e questionamentos e denuncie de boa-fé uma suposta violação ao Código de Confiança.

Os relatos recebidos pelo site ou pelo telefone seguem diretamente para a empresa contratada, a fim de impedir qualquer quebra de sigilo. As dúvidas e relatos são avaliados, investigados e respondidos pela Auditoria Interna e pelo time de Integridade, com suporte de outros departamentos.

Para entrar em contato, clique aqui

​​​​​​​​​​