Continuar

​​​​​​

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

No ano de 2020 a área de Sustentabilidade realizou, em parceria com o time de Gestão de Riscos, o mapeamento dos riscos relacionados a mudanças climáticas. Como resultado desse trabalho foram desenvolvidos dois estudos técnicos com o levantamento dos riscos dentro de cada um dos temas e a consolidação de suas respectivas matrizes de riscos.

Quanto ao tema de mudanças climáticas, realizamos uma análise de sensibilidade que avaliou riscos, oportunidades e impactos financeiros em duas regionais de maior sensibilidade ao tema, São Paulo e Pernambuco, considerando como fatores de impacto a escassez hídrica e o risco de enchentes, respectivamente.

Para esses dois riscos, foram realizados estudos isolados de impacto, considerando a natureza do negócio e atuação no segmento de saúde suplementar. Para o cálculo das perdas financeiras no caso de enchentes e alagamentos, adotou- se como ponto de partida o fechamento temporário de duas unidades consideradas de maior risco nos municípios de Recife e São Paulo , e no caso de escassez hídrica, calculou-se o impacto tomando como base cinco unidades de portes diferentes na regional São Paulo submetidas a interrupção de 1 dia de operação após o esgotamento da reserva de água. Posteriormente, foram avaliadas as medidas de controle necessárias para evitar a ocorrência dos cenários de risco estudados.

 
​​​​​​